Saturday, April 01, 2006

Vida Desalmada

Mais um livro do velho safado: Charles Bukowski (1920-1994) é um dos poetas mais influentes da atualidade. Com mais de 60 livros publicados, e a maior parte de sua obra ainda inédita sendo lançada postumamente, Bukowski retrata o mundo com pessimismo e coloquialidade. Este livro, o terceiro volume publicado pela Spectro Editora, traz poemas da fase tardia da vida do autor, lidando com os problemas da fama, da viagem para a Europa, cartas de leitores e monogamia. Seu mundo continua, no entanto, perturbado e estrangulado por mecanismos além de sua compreensão, como no poema fechaduras, ou pelo convívio com outras pessoas, como no trecho abaixo do poema bons tempos:

fiquei cansado de ir aos bares
e depois fiquei cansado até de
dirigir até a loja de bebidas,
comecei a encomendar por
telefone.
eles me conheciam.
alguns tinham lido meus livros.
podia ouvi-los falando
no fundo
através do telefone.
estavam discutindo sobre
quem iria
entregar o pedido.
todos queriam entregar,
eles queriam ver o
circo de horrores:
eu na porta
com cabelo na cara,
minha barriga de cerveja sob a camiseta,
meus olhos vermelhos,
minha barba por fazer,
as garrafas no chão,
as mulheres.
eles queriam ver
isso.

2 Comments:

Blogger Ana Carolina Minozzo. said...

oi.Vi hoje teu comentário no meu blógue divulgando exatamente este livro deste post.O que tenho a dizer?!...bem, quero o livro.Se você me der, ficarei feliz.Obrigada, pessoa.

2:45 PM  
Blogger manuel a. domingos said...

olá!

como fã que sou de bukowski não posso deixar de dar os parabéns pela sua iniciativa de divulgar a obra dele em língua portuguesa.

pode também encontrar alguns dos poemas de bukowski traduzidos num dos meus blogs: o amor é um cão do inferno.

um forte abraço deste lado do oceano.

manuel a. domingos

7:55 AM  

Post a Comment

<< Home