Thursday, September 18, 2003

Poemas de Bukowski ganha edição na Capital

Ilustração de contracapa de Hino da Tormenta, por Frank MaiaFlorianópolis — Charles Bukowski (1920-1994) escreveu a maior parte de suas obras sobre mulheres, bêbados, heróis vagabundos vivendo em pequenos quartos de hotel e perdendo seu dinheiro apostando em cavalos. Passados nove anos da morte do outsider chega ao mercado nova edição de “Hino da Tormenta” (Spectro Editora), livro que terá tarde autógrafos hoje, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O volume é o primeiro de uma série de quatro livros de poemas de Bukowski que serão lançados ainda neste segundo semestre de 2003. Com capa ilustrada com um quadro de André Zomp Zannetto, contracapa com uma caricatura de Bukowski feita por Frank Maia, chargista de A Notícia, e arte interna assinada por Rodrigo Véras, esse trabalho do autor não foge ao seus estilo, ácido e recheado de referência a sexo e bebedeiras. Quanto à narrativa, o livro é marcado pela morte de Jane Cooney Baker, uma das mulheres que ele mais admirava e que literalmente bebeu até morrer.

PAIXÃO

Mais do que mostrar o cenário bukowskiniano do sonho americano jogado no lixo, este livro deixa entrever um poeta dedicado, que escrevia com paixão e dedicação diariamente, ao ponto que depois de mais de 50 livros publicados, a maior parte de sua obra continua inédita. Em alguns poemas deste livro podemos ver que, por baixo da superfície decadente de seus personagens, se esconde um projeto poético ambicioso.

A Spectro Editora, de Florianópolis, faz com isso o lançamento de seu primeiro livro, tendo já programado o lançamento mensal de outros livros de autores locais e estrangeiros.

OUTRO LANÇAMENTO

Capa de Cartilha de Jack & JanisTambém hoje, no mesmo local, a editora lança “Cartilha de Jack & Janis”, romance de Egídio Mariano do Nascimento que satiriza a vida conjugal moderna. A narrativa se desenvolve em torno da tensão entre a emblemática postura de Janis, a heroína, e o sorumbático olhar de Jack, o anti-herói. O casal está ligado por um destino tão surpreendente quanto irreal, pois quem nos conta a história, o Narrador, a transforma ao se intrometer na vida conjugal de Jack & Jani.

Ao longo da narrativa, o romance revela questões cotidianas de relacionamentos conjugais atuais ao levar Jack & Janis a uma longa e quixotesca jornada. O autor nasceu em Florianópolis, em 1976. É estudante de letras na UFSC, já publicou alguns contos em revistas, e este é seu primeiro livro publicado, enquanto outros já escritos aguardam.

• O QUÊ: Lançamento dos livros HINO DA TORMENTA, de Charles Bukowski, e CARTILHA DE JACK & JANIS, de Egidio Mariano do Nascimento. QUANDO: Hoje, 18h. ONDE: Bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus Trindade, Florianópolis.


Originalmente publicado em:
A notícia – Santa Catarina - Anexo - Página C3
Quinta-feira, 18/09/2003

0 Comments:

Post a Comment

<< Home