Tuesday, August 03, 2004

À procura de espaço

Dois dos editores da Spectro, Paulo de Tarso e Fabio Soares, durante lançamentoAinda que editoras surjam a toda hora, o mercado livreiro nacional tem problemas ancestrais, que inibem o aparecimento de novos selos. Volta e meia, porém, alguém tenta romper o bloqueio de gente estabelecida e apresenta lançamentos interessantes. A Spectro, sediada em Florianópolis, é um destes casos. Apesar de recente, possui já, em seu primeiro ano de vida, três títulos no catálogo. Pelo menos dois deles - Hino da Tormenta e Tempo de Vôo Para Lugar Algum, poemas de Charles Bukowski - têm força para interessar leitores de todos os quadrantes, em razão da estatura de seu autor, o norte-americano de origem alemã que escreveu Crônica de um Amor Louco. O terceiro volume é Dia de Morrer aos Poucos, de Sigval Schaitel, um conjunto de poesias de um dos tradutores de Bukowski - os demais tradutores do “Velho Safado” são Fabio Soares e Gerciana Spíndola, dupla que, ao lado de Paulo de Tarso, completa o time dos sócios da Spectro.

Dia de Morrer aos Poucos, de Sigval SchaitelOs principais obstáculos dos selos emergentes são, desde sempre, a propaganda e a distribuição, conforme reconhece Soares. Há uma espécie de círculo vicioso que barra a publicidade em jornais e revistas, por sua vez responsável pela dificuldade em levar o produto até o consumidor, nas livrarias. “Mas o nosso projeto, até o quarto livro, não é o retorno”, diz ele. No caso de Hino da Tormenta e Tempo de Vôo Para Lugar Algum, nem mesmo a qualidade dos poemas tem ajudado a escoar os livros. Em Porto Alegre, por exemplo, apenas a Livraria Cultura do Bourbon Shopping Country, as Livrarias Porto do Shopping Iguatemi - ambas filiais de redes maiores, que têm a preocupação de registrar tudo o que se publica no País - e a Via Sapiens, na Lima e Silva, os mantêm em estoque. O panorama não é diferente no restante do território nacional, sendo, às vezes, até pior.

A saída, em tempos de Internet, tem sido a venda direta pelo correio, o que ameniza um pouco do investimento de Soares, Tarso e Gerciana. "Metade das vendas se dá por e-mail, indicação, citação em blogs ou pelo nosso site, www.spectroeditora.com.br. Temos distribuição só no Sul e em São Paulo", conta o editor e tradutor, que pretende colocar no mercado outro Bukowski na metade de 2005, se houver dinheiro em caixa para financiar a impressão. Antes, deverá sair, até o final do ano, uma antologia de contos de autores brasileiros, que incluirá uma história de Dan Fante - filho de John Fante, escritor norte-americano que assinou Pergunte ao Pá e Espere a Primavera, Bandini e o preferido de Bukowski.


Escrito por: Eduardo Lanius
Originalmente publicado em:
Panorama – Jornal do Comércio - Página 1 - Capa
Terça-feira, 3 agosto de 2004 – No 40 – Ano 72

0 Comments:

Post a Comment

<< Home